Compartilhar

Os principais benefícios de um gerenciamento de TI bem-sucedido

Por

Melhorar a cada dia deixou de ser um privilégio e passou a ser uma necessidade de sobrevivência para as companhias no cenário atual. Esse fator colabora para haver um foco no treinamento para setores de TI, que são indispensáveis para os trabalhos terem um alto nível de produtividade e disponibilidade.

Outro ponto que merece ser levado em consideração é que a presença de profissionais mais qualificados ajuda a tornar o suporte técnico de TI mais ágil e eficiente. Isso é muito importante para as tarefas serem concluídas com qualidade e dentro do prazo.

Neste artigo, vamos apontar elementos que justificam um maior empenho em aprimorar os serviços da sua equipe de Tecnologia da Informação. Confira!

Entenda a importância de investir em suporte de TI

A transformação digital modificou, de maneira impactante, a maneira como os consumidores se relacionam com uma marca. Hoje, é comum um internauta pelo smartphone fazer uma compra, acompanhar o andamento do pedido, tirar dúvidas e avaliar a qualidade do serviço.

Esse cenário exige que os serviços digitais estejam amplamente acessíveis em diversos canais e com um alto nível de disponibilidade. Independentemente do horário, o consumidor quer aproveitar as oportunidades de adquirir mercadorias ou soluções que vão proporcionar mais satisfação e benefícios no futuro.

Para uma empresa estar conectada com os anseios do público-alvo, um bom caminho é contar com um suporte tecnológico de ponta, capaz de prever e atuar em situações que podem prejudicar o andamento dos serviços.

Também é indispensável ter um apoio que seja ágil e eficaz nas situações imprevistas que paralisam os trabalhos. Dessa forma, os prejuízos serão menores em termos financeiros e de imagem.

Para aproveitar a potencialidade das soluções tecnológicas, é crucial que uma empresa invista em treinamento para setores de TI. Esse procedimento vai contribuir para a equipe acompanhar as tendências do mercado e ter mais condições de mitigar as ameaças virtuais.

Isso porque os ataques cibernéticos causam problemas financeiros e de reputação cada vez mais graves. Em razão disso, é crucial adotar um excelente gerenciamento de TI. Ou seja, empregar boas práticas que mantenham a rede e os sistemas corporativos com um elevado nível de proteção. Para isso ser colocado em prática, é necessário planejamento para utilizar os melhores procedimentos e ferramentas do segmento de Tecnologia da Informação.

Neste artigo, vamos destacar as principais vantagens de gerenciar estrategicamente os recursos tecnológicos. Confira!

Controle mais eficiente dos custos:

Investir em soluções de TI exige bastante visão de negócio e bom senso. Mesmo que um sistema apresente muitas funcionalidades, isso não significa que esse software contemplará as demandas institucionais de forma plena.

Ao fazer uma gestão adequada das ferramentas utilizadas pela empresa, maiores são as chances de acertar na decisão de atualizar um sistema ou de comprar outro para substituí-lo. Escolhendo a melhor opção torna-se mais fácil obter um retorno rápido e considerável dos investimentos em Tecnologia da Informação.

Um bom gerenciamento de TI também é importante para fazer manutenções programadas nos sistemas e nos equipamentos. Essa prática reduz consideravelmente as despesas com reparos emergenciais, que podem afetar bastante o orçamento.

 

 

Mais competitividade e foco em resultados:

À medida que uma empresa adota as melhores práticas para manter os ativos de TI funcionando de maneira ideal, menores são as probabilidades de haver situações que tornem os serviços indisponíveis.

Com a transformação digital em evidência, as companhias sabem que precisam manter os canais eletrônicos o maior tempo possível para interagir com os clientes e vender os produtos e serviços de forma exponencial.

E isso apenas pode ser alcançado, quando há uma gestão de TI focada em resultados e na adoção de boas práticas para aproveitar ao máximo os recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

Facilidade de se adaptar a novos cenários:

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) exigiu das empresas uma grande capacidade de se adaptar às mudanças. Afinal, foi necessário adotar novas maneiras de interagir com o público-alvo e de manter a produtividade dos funcionários em um elevado patamar.

A expansão dos canais digitais e a implementação do home office foram algumas das modificações causadas pelo novo cenário. E para sobreviver a essas e a outras mudanças, as corporações precisam de um gerenciamento de TI de ponta.

Apenas dessa forma é viável empregar os recursos tecnológicos com eficiência, para uma companhia ser capaz de superar desafios e de se manter forte no mercado.

Redução de riscos:

Não há dúvidas de que ter o nome envolvido em incidentes de segurança causa prejuízos consideráveis de imagem, além de afetar negativamente as vendas e as finanças.

Para contar com um ambiente mais protegido e seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas estão apostando no gerenciamento de TI para melhorar os procedimentos e contar com soluções mais avançadas para garantir um elevado nível de segurança da informação.

Sem dúvida, uma gestão de TI qualificada contribui para reduzir a probabilidade de cibercriminosos invadirem a rede corporativa e de roubarem ou sequestrarem dados institucionais.

Se você gostou deste post, fique à vontade para compartilhar este conteúdo nas redes sociais. Com certeza, o conhecimento merece estar à disposição de todos!

Compartilhar

Compartilhar nas Redes Sociais
Página de Exemplo

conteúdo relacionado​

Preencha com seus dados e RECEBA UMA LIGAÇÃO do nosso AEON EXPERT em até 1h: