Necessidade de unificação das ferramentas de TI:
A empresa Sem Parar possui várias ferramentas de monitoramento implementadas em sua infraestrutura. Para gerar relatórios, era necessário exportar informações de cada uma das ferramentas e, em seguida, unificar os dados e realizar cálculos para fornecer os resultados. Isso tornava a emissão de relatórios uma tarefa difícil e pouco produtiva, consumindo muito tempo dos analistas de TI e aumentando as chances de erros nos cálculos, o que impactava nos resultados.
Unificação das multiplataformas com foco analítico:
O Sem Parar estava em busca de uma empresa idônea e experiente em integração de soluções para unificar suas ferramentas e consolidar os painéis de controle gerenciais. Além disso, eles precisavam adicionar novas funcionalidades, como permissões por departamento e filtros de dados para resultados específicos.
Execução do projeto:
A equipe de integrações da Aeon IT desenvolveu a aplicação web com autenticação por grupos do Active Directory para distinguir os acessos dos clientes, permitindo que cada um tenha acesso ao conteúdo do seu segmento. Ao longo do tempo, cada setor do Sem Parar solicitou suas demandas específicas. Os responsáveis por essas demandas descreveram suas necessidades, especificando os dados que desejavam visualizar na tela, assim como os filtros e cálculos correspondentes a serem aplicados. Esse mesmo processo foi realizado para contribuir com o NOC interno, além dos segmentos de Drivethru (McDonald’s e Habibb’s), Estacionamentos, Abastece, Concessionárias, Telecom e outros segmentos do grupo.
Além da programação em si, também fornecemos suporte para as ferramentas de monitoramento da equipe do Sem Parar, como o SolarWinds Orion.
Ganhos para o Sem Parar
- Assertividade nos dados e cálculos;
- Agilidade na entrega de relatórios;
- Gerenciamento de permissões de dados para garantir a confidencialidade das informações;
- O requisitante dos dados pode acessar a plataforma e selecionar os filtros de acordo com seu nível de permissão.
Expectativas:
O Portal Cockpit, além de ser um agregador de eventos e uma plataforma para extração de dados consolidados, também suporta a integração de soluções de parceiros do Sem Parar. Um exemplo disso é a monitoração de um novo produto disponibilizado nas cabines manuais de pedágio, onde os clientes da empresa podem efetuar o pagamento por meio de Bluetooth.
Por meio de integração via API, a solução de monitoração do parceiro enviará os dados para o Cockpit, que fará a integração com a solução de ITSM do Sem Parar para o registro automático de chamados. Esse mesmo princípio está sendo aplicado para outras soluções de monitoração da empresa, como o Dynatrace.
Com o Cockpit atuando como um “middleware”, o Sem Parar obteve eficiência operacional, consolidação de informações e agilidade na entrega de valor para o negócio.
“A Aeon IT trouxe para nós um modelo de transição sem interrupções nos serviços, que é o resultado do nosso trabalho. Ao longo dos meses, todos os times que recebiam nosso serviço começaram a perceber melhorias constantes devido à precisão das informações”