Caso não haja um líder que estimule um time a manter o foco na melhoria contínua, os riscos de os serviços estarem aquém das expectativas dos stakeholders são enormes. Sem dúvida, é uma situação que vai gerar futuramente perdas de clientes e de faturamento.
Para você entender melhor como uma liderança estratégica e inteligente é importante no cenário atual, vamos destacar fatores que mostram o impacto das ações dos gestores na postura dos empregados. Confira!
Veja por que ser referência é importante
Não adianta dizer que é necessário agir com ética e responsabilidade, caso o bom exemplo não esteja presente na rotina da corporação. Esse tipo de comportamento lembra situações enfrentadas por companhias, como a Enron, WorldCom e Tyco.
Essas empresas exigiam dos funcionários um grande engajamento e um comprometimento com as regras de mercado. Por outro lado, não adotavam uma postura adequada com as finanças e o orçamento. Isso provocou escândalos graves que abalaram a reputação e obrigaram o encerramento das atividades, causando sérios impactos na vida dos funcionários.
Inegavelmente, a liderança precisa ser uma referência positiva para os colaboradores. Dessa forma, o engajamento e o comprometimento com os objetivos organizacionais serão bem maiores e sinceros. Ao promover uma cultura de integridade e liderar pelo exemplo, a organização constrói uma base sólida de confiança e respeito mútuo.
Com um gestor voltado para as necessidades dos empregados e da empresa, é muito mais fácil contar com um time de TI que priorize seguir as regras e buscar soluções que realmente agregam valor ao negócio.
Entenda o poder da mentalidade voltada para a mudança
É muito interessante adotar processos que têm como meta agilizar os serviços, reduzir custos e eliminar erros. Contudo, a imposição de procedimentos novos por si só não é o suficiente para garantir resultados mais expressivos.
Afinal, não podemos ignorar o papel da liderança em convencer a equipe de TI de que as mudanças são necessárias e benéficas. À medida que os funcionários incorporam plenamente a mentalidade corporativa, mais fácil será promover modificações que visam melhorar a performance em curto prazo.
Por exemplo, uma companhia está disposta a investir no Hybrid Cloud Observability. Nesse caso, o treinamento para usar essa solução vai alcançar os objetivos propostos de maneira consistente, caso a equipe esteja ciente de que a ferramenta vai gerar um diferencial marcante para a empresa. A comunicação eficaz entre líder e equipe é um fator decisivo para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e preparados para as transformações necessárias.
Valorize a autonomia do time
Ser um líder é muito mais do que engajar e ser um exemplo de conduta ética. É também mostrar que confia na capacidade dos empregados de criarem suas próprias soluções para superarem os desafios.
Ao estipular uma tarefa, é fundamental que a liderança esteja aberta para dialogar com a equipe sobre como resolvê-la com agilidade e eficiência. Essa é uma forma de elevar o nível de autonomia, aspecto bastante valorizado pelos trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação que gostam de ser estimulados a inovar periodicamente. Estabelecer um ambiente que incentiva o aprendizado contínuo e a troca de ideias também contribui para que o time se sinta mais confiante e totalmente motivado.
Não há dúvidas de que uma liderança é capaz de transformar funcionários apáticos em colaboradores focados em vencer os próprios limites com um elevado grau de confiança e engajamento.
Para o seu time de TI estar mais conectado com o cenário atual, vale a pena conhecer plenamente a performance do Hybrid Cloud Observability, acessando agora mesmo o nosso site!
Sem dúvida, o conhecimento é peça-chave para inovar com sucesso!