Afinal, essa prática contribui não apenas para elevar o nível de proteção dos dados corporativos, mas também propicia mais condições de se adaptar a novos cenários em curto prazo.
À medida que uma companhia é capaz de reduzir custos e identificar tendências com agilidade e inteligência, maiores são as possibilidades de se manter competitiva. Para isso ser viável, é imprescindível adotar boas práticas de Tecnologia da Informação.
Com a intenção de ajudá-lo a compreender essa necessidade de forma mais clara, vamos apresentar neste artigo, frameworks (conjunto de procedimentos) que possibilitam uma gestão de TI estratégica e totalmente focada em resultados. Confira!
ITIL
Tem como principal finalidade fazer com que os serviços de Tecnologia da Informação estejam totalmente alinhados com as necessidades do negócio.
Essa medida é essencial para otimizar os trabalhos e a administração dos recursos tecnológicos, fatores cruciais para a redução de despesas e uma utilização mais estratégica do orçamento.
Denominada de Information Technology Infrastructure Library (ITIL), esse framework engloba as melhores práticas de gerenciamento de TI, tendo como base uma coletânea de cinco livros sobre o segmento de administração de recursos tecnológicos.
Cobit
É uma das metodologias mais empregadas para efetivar uma governança de TI sólida e voltada para a adoção de procedimentos claros e objetivos, com foco em minimizar erros, diminuir gastos e melhorar a qualidade dos serviços.
Vale destacar que o Cobit se caracteriza por ser um manual reconhecido internacionalmente, composto pela união de boas práticas de gerenciamento em Tecnologia da Informação.
Em outras palavras, esse framework está integrado a outras metodologias, como a ITIL e a ISO. Esse aspecto é fundamental para uma organização adotar o Cobit e aperfeiçoar os procedimentos direcionados para utilizar corretamente os recursos tecnológicos e tornar o ambiente mais seguro contra as ameaças digitais.
Para atingir esses objetivos, essa metodologia tem como pilares o planejamento, a implementação de boas práticas, a entrega de resultados expressivos, o monitoramento e a avaliação dos trabalhos. Dessa forma, ajuda a aprimorar o gerenciamento de TI de forma contínua.
ISO 20000
Inegavelmente, seguir boas práticas internacionais é muito importante para uma empresa consolidar uma posição de prestígio no mercado e ter condições de acompanhar as principais tendências.
Por isso, é recomendado haver um esforço em assimilar as recomendações da norma ISO 20000, que contempla principalmente a administração dos serviços de Tecnologia da Informação.
Ao obter essa certificação, uma empresa mostra para os stakeholders que é capaz de cumprir os requisitos mais relevantes para entregar serviços de acordo com os principais padrões do mundo corporativo. Isso, sem dúvida, é um aspecto que confere bastante credibilidade.
Também vale destacar que a ISO 20000 é um instrumento que pode ser perfeitamente empregado junto com o ITIL. Assim, uma companhia pode estar devidamente preparada para utilizar as ferramentas tecnológicas de maneira estratégica e eficiente.
MOF
É uma documentação empregada para orientar o planejamento, a operação, a entrega, a administração e o aperfeiçoamento dos serviços de TI. Criado pela Microsoft, esse framework pode ser adotado em qualquer instituição, sem nenhum tipo de custo, para melhorar as rotinas do segmento de Tecnologia da Informação.
O MOF foi criado com base na biblioteca do ITIL e apresenta três fases: incorporar processos da metodologia ITIL, adaptar estratégicas de acordo com as necessidades do negócio e definir novas abordagens tendo como base as experiências da Microsoft.
Esse aspecto contribui para a equipe de Tecnologia da Informação estar mais aberta a interagir com outros setores e ter um olhar mais estratégico para o negócio. Sem dúvida, o emprego adequado de frameworks viabiliza um gerenciamento de TI mais eficiente e capaz de agregar valor às empresas.
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