Acompanhar a movimentação de uma rede de forma eficiente e contínua é fundamental para minimizar os riscos de uma empresa ser vítima de um ataque virtual de graves proporções. Por isso, a recomendação é optar por recursos que permitem uma visão ampla da infraestrutura tecnológica, como o Network Topology Mapper (NTM) da SolarWinds.
Essa solução se caracteriza por possibilitar o mapeamento automatizado de rede, viabilizando a criação de mapas de topologias completos e detalhados. A ferramenta também permite a edição de detalhes de nós de objetos de mapas, além de efetivar a conexão de dispositivos de rede de forma manual.
Neste artigo, vamos explicar como o NTM é um recurso interessante para aperfeiçoar o monitoramento de rede da sua organização. Confira!
Foco nas mudanças da infraestrutura tecnológica
O Network Topology Mapper é capaz de identificar automaticamente a chegada de novos ativos. Além disso, pode verificar, de maneira automática, alterações e sistemas desconhecidos que, dependendo da situação, colocam em risco o bom funcionamento da rede.
Para aproveitar ao máximo o potencial dos recursos de TI, uma companhia necessita de um mecanismo que mantenha a rede atualizada automaticamente. Assim, é possível realizar com eficiência as verificações programadas no ambiente, elevando o grau de proteção dos equipamentos.
Facilidade em segmentar a rede
Quanto mais detalhes houver sobre a infraestrutura tecnológica, maiores são as chances de identificar rapidamente eventuais problemas que possam afetar negativamente a performance. Para ajudar nessa tarefa, o NTM propicia criar diversos diagramas de segmentação e mapas de rede.
Com uma ferramenta poderosa de monitoramento, é possível ter uma visão ampla de vários pontos do ambiente, economizando tempo, largura de banda e outros recursos importantes. Isso, sem dúvida, colabora para a equipe de TI ser mais eficiente no combate às tentativas de ataques cibernéticos.
Visualização em diversos formatos
O NTM tem como um dos fatores mais interessantes permitir a exportação dos mapas de rede em vários estilos, como PDF, PNG e Microsoft Office Visio. Assim, os usuários contam com diversas possibilidades de analisar o ambiente de TI, de acordo com o formato de sua preferência.
É válido destacar que a ferramenta também propicia o agendamento de exportações de mapas atualizados para o Orion Network Atlas. Ao exportar mapas no estilo Visio, é possível preencher dados automaticamente no Viso SmartShapes facilitando documentar a rede e identificar o estágio atual da estrutura.
Capacidade de mapeamento em vários níveis
Ao investir em uma ferramenta avançada de monitoramento, é possível adotar diversos métodos para avaliar como está a rede. Com o NTM, uma empresa pode acompanhar o fluxo de dados por meio de recursos, como o ICMP, CDP, SNMP, WMI, Microsoft Hyper-V, entre outros.
Dessa forma, é possível mapear a rede em vários níveis e elaborar um mapa de rede OSI que estará integrado às camadas 2 e 3 e possuirá informações detalhadas sobre os serviços realizados pela infraestrutura de TI.
Gerenciamento do inventário
A solução tem como um dos pontos mais marcantes viabilizar o gerenciamento do inventário de rede dos ativos de hardware. Além disso, é capaz de automatizar a elaboração de relatórios sobre a performance dos recursos.
A adoção do NTM, com certeza, ajuda a economizar tempo, aumentar a produtividade e a obter informações confiáveis sobre o fluxo de dados e o rendimento dos equipamentos em uma rede.
Se está em busca de uma solução para monitorar a rede da sua empresa de forma inteligente e eficaz, acesse o nosso site e entre em contato conosco agora mesmo! Nossa equipe está à disposição para tirar as suas dúvidas com agilidade e clareza!