Esse fenômeno está acontecendo no mundo inteiro, causando uma grande preocupação nos gestores. Uma maneira de minimizar os riscos é apostar no monitoramento de tecnologia.
Essa prática permite adotar medidas para prevenir problemas e ações voltadas para mitigar as tentativas de ataques cibernéticos com eficiência.
Para isso ser colocado em prática, é recomendado contar com soluções de ponta, como a SolarWinds, e serviços eficientes, como o ProServices. Ambos são disponibilizados pela Aeon Informática e contribuem para manter o ambiente de TI mais protegido.
Com o objetivo de tornar o gerenciamento de tecnologia do seu negócio mais eficiente, vamos apontar iniciativas válidas para monitorar a rede corporativa de maneira exemplar. Confira!
Tenha foco no que deve ser monitorado:
Um mapeamento da infraestrutura tecnológica é uma iniciativa fundamental para avaliar quais são os cuidados que devem ser tomados para minimizar os riscos. A partir das informações coletadas, podem ser adotadas, de forma mais efetiva, as ações necessárias para monitorar os ativos de TI.
Logicamente, é válido ter um maior foco nos sistemas e equipamentos mais estratégicos para a organização. Caso eles sejam indispensáveis para a execução dos serviços, deve haver um monitoramento de tecnologia mais eficaz e abrangente.
Paralisações imprevistas causam prejuízos financeiros e de imagem para as marcas. Um bom exemplo disso envolve a multinacional brasileira JBS, que foi obrigada a pagar R$ 55 milhões a cibercriminosos pelo resgate de dados sequestrados.
Avalie as ferramentas ideais:
A jornada de monitoramento de tecnologia apenas será realizada de forma notável, se houver a escolha de ferramentas que ajudem a acompanhar, em tempo real, as tentativas de ataques cibernéticos ao ambiente de TI.
É necessário ter em mente que uma infraestrutura tecnológica robusta precisa de soluções que possam identificar rapidamente riscos ao andamento dos trabalhos em uma organização. Caso isso não seja efetivado, as possibilidades de um ataque digital ser bem-sucedido são consideráveis.
A recomendação é escolher uma plataforma de monitoramento de tecnologia que esteja adequada às necessidades atuais. Não adianta, por exemplo, contratar uma ferramenta com vários recursos, caso os níveis de usabilidade e de funcionalidade sejam baixos.
Priorize a criação de alertas:
O gerenciamento de tecnologia tem como uma das principais obrigações adotar regras voltadas para o uso de alertas relacionados com os incidentes de segurança. O ideal é que sejam enviadas mensagens para os setores envolvidos em uma organização por meio de ferramentas, como o WhatsApp, Telegram, e-mail corporativo. SMS, entre outros.
Uma comunicação ágil é imprescindível para mobilizar as equipes de TI a combater as ameaças que buscam, por exemplo, roubar dados institucionais ou tornar softwares e sistemas indisponíveis por um longo período.
Adote indicadores de desempenho:
Para uma empresa possuir um gerenciamento de tecnologia de alto nível, uma alternativa interessante é utilizar indicadores de desempenho relativos à infraestrutura tecnológica.
Podem ser utilizados parâmetros, como SLA (Acordo de Serviço), o MTTR (Tempo Médio para Reparo) e o MTBF (Tempo Médio Entre Falhas). Ao avaliar os indicadores de forma atenta, uma empresa terá não apenas um diagnóstico da situação atual, mas também informações valiosas sobre o que deve ser feito para minimizar os riscos.
Manter o foco na alta produtividade e em entregas diferenciadas somente se torna viável com um monitoramento de tecnologia, que seja capaz de agregar valor e de contribuir para a manutenção dos serviços digitais.
Se você tem alguma dúvida sobre como a jornada de tecnologia necessita das melhores práticas de monitoramento, entre em contato conosco agora mesmo! Queremos te apoiar a usar as melhores soluções para o seu negócio.